quinta-feira, 13 de maio de 2010

Apresentação Semana Acadêmica Pelotas

Trabalhar com temas estruturadores no Ensino de Física pode parecer óbvio, uma vez que falamos das manisfestações da Natureza. Porém, quando se comenta em usar um tema atual, que utiliza física moderna, em níveis de conhecimento bem elevados, soa muito distante do Ensino Médio.

A proposta de usar o LHC como tema não é nova, já li um artigo do pessoal do IFET-RJ, campus Nilópolis que propõe usá-lo para abordar Física Moderane Contemporânea. O próprio referencial curricular das Lições do Rio Grande sugere sua utilização, sem comentar muito a respeito. Nesta linha de trabalho que pude propor aos alunos do 4o. ano da Física-Licenciatura uma atividade bem abrangente, que inclui tópicos de toda Física a partir do LHC.

A primeira etapa, da proposta das unidades didáticas, já foi completada. Agora começa-se a montar a parte de motivação e instrumentação para os professores do Ensino Médio. Isso possivelmente se tornará um curso de extensão, até pode ser usado na Jornada Pedagógica das Lições do Rio Grande, em julho.

Veremos !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário